quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Entrevista Arvores Vivas - Parte II

Por: Milenka Cuajera

Para ler a primeira parte, clique aqui.

4- Qual foi o Projeto que ajudou a que o Instituto seja o que ele é hoje?
Certamente a base das ações do Instituto reside na vivência PASSEIO VERDE que é a experiência de caminhadas para conhecer com todos nossos sentidos, informações e memória afetiva as árvores e natureza em trajetos feitos a pé em ruas de um bairro, parques, praças. É nesse local que diariamente vivemos que podemos despertar os primeiros olhares para a natureza à nossa volta

5-Quais são os Projetos futuros do Instituto?
Estamos cada vez mais focados na relação da Criança com a Natureza. Sempre foi um trabalho desenvolvido em nossos projetos, desde o início das atividades do Instituto em 2006, mas agora cada vez mais é evidente que o contato com a natureza na infância é primordial para o desenvolvimento de uma sociedade saudável. Fazemos parte de uma rede de instituições que está estruturando uma grande plano nacional de promoção da infância em contato com a natureza.
Além disso iremos realizar mutirões de cuidado com a natureza, e ampliar a agenda de caminhadas Passeio Verde em bairros e parques da cidade.

6- Muitas pessoas pensam que o problema do desmatamento esta distante do cotidiano delas, que só afeta a Amazônia. Que mensagem vocês do Instituto deixam para essas pessoas?
Árvores são representantes integrais da Vida, são um universo em si. Vamos abrir nossos olhos, sentidos e corações para a existência das árvores nos nossos caminhos do dia-a-dia. Aquela jovem muda no canteiro do prédio, ou a árvore anciã da calçada e praça perto de casa. Todas elas, estas pertinho de nós, aquelas mais distantes da Amazônia ou até de outro país. Todas estão favorecendo o ambiente que vivemos. Estão nos dando maior qualidade de ar, criando condições da água chegar em nossas torneiras, oferecendo alimento e recursos para nossa saúde e vida atual. Quanto estamos dando para elas? O que estamos oferecendo para cada árvore? Qual o valor que realmente damos à vida que garante a nossa própria existência? Da próxima vez que observar uma árvore pense em como ela é essencial para você, como ela é essencial para a vida das aves que cantam e encantam seus ouvidos, essencial para os insetos e até mamíferos como os morcegos que cuidam de manter as populações de mosquitos equilibradas. Se aprendermos a respeitar uma árvore como desejamos ser respeitados, certamente todos começaremos a viver em uma sociedade melhor.

0 comentários:

Postar um comentário